Notícias

Não teremos Copa Santiago em 2023

Colhi essa informação hoje pela manhã e é oficial: não teremos Copa Santiago de Futebol Juvenil em 2023. Este será o terceiro ano seguido sem a competição de futebol sub-17 realizada no mês de janeiro entre 1989 e 2020, de forma ininterrupta. O alto custo para realização do evento e as dificuldades para buscar os valores são o motivo principal da suspensão. Nos dois anos anteriores a Copa não ocorreu em função das restrições sanitárias impostas pela pandemia da Covid-19.

A informação que trago a vocês, e que compartilhei mais cedo no Cafezinho, Esporte e Notícias, foi dada pelo vice-presidente Maninho Durgante, que presidiu o Cruzeiro Esporte Clube por muitos anos e coordenou a realização de inúmeras edições. Perguntado sobre a Copa ele disse sem meias palavras: “Não vai ter!”

Em seguida Maninho me explicou que fez cálculos e que somente para a fase classificatória o custo estimado do evento gira em torno de R$ 250 mil.

“Fiz os cálculos e só para 10 dias não baixa de R$ 250 mil. E depois ainda tem as fases eliminatórias, semifinal e final. Os clubes não querem bancar os custos de alimentação, então se torna inviável”, disse o dirigente.

Maninho concorda que a solução seria um patrocinador master, capaz de bancar o custo total da Copa, mas pondera o quanto isso é difícil, ainda que o Cruzeiro tenha aprovado projetos que permitem a captação de patrocínios através de leis de incentivo ao esporte.

Chato dar uma notícia como essa, mas infelizmente é o que temos. O momento é de sentar e repensar o evento, de atrair investidores e reaproximar Cruzeiro e comunidade para evitar o pior, que a Copa perca o espaço conquistado e seja substituída por outra competição. Que a fase ruim seja um sinal de tempos melhores pela frente.

Copa foi realizada sem interrupções entre 1989 e 2020. Fotos: Ieda Beltrão/ Rádio Santiago

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Eu aceito a Política de Privacidade