A Série B do Campeonato Brasileiro terá seu fechamento neste domingo e cinco jogos decisivos definem acesso à elite e rebaixamento. Além disto, o Cruzeiro receberá o troféu de campeão da competição em jogo diante do CSA, no Mineirão. Todos os cinco jogos iniciarão às 18h30 (horário de Brasília).
BRIGA PELO ACESSO
A briga pelo acesso tem três jogos decisivos envolvendo três postulantes as duas vagas restantes, duas ocupadas por Cruzeiro e Grêmio que já garantiram o acesso. Outros dois clubes preencherão as vagas restantes e jogarão a primeira divisão em 2023. Estão na disputa Bahia, Vasco, Ituano e Sport.
ITUANO x VASCO
Talvez o jogo mais aguardado da última rodada da competição, coloca a prova “Davi x Golias” como os paulistas já enfatizaram. O jogo no Novelli Jr, em Itu, terá um bom público no que pode ser o acesso inédito do Galo de Itu à elite do futebol brasileiro. Para isto, só um resultado interessa: a vitória. Do lado dos cariocas, uma vitória ou um empate garante o Gigante da Colina de volta, após dois anos na segunda divisão.
Além disto, o clube pode subir até mesmo com derrota para o Ituano, desde que o Bahia perca para o CRB, em Maceió, por pelo menos três gols de diferença, e o Sport não vença o Vila Nova, em Goiânia, por cinco gols de diferença. Esse cenário considera uma derrota do Vasco para o Ituano por diferença de um gol. Fora isso, mesmo que saia derrotado na partida de hoje, o clube carioca ainda pode subir via STJD, devido à invasão da torcida do Sport, no duelo que terminou empatado na Ilha do Retiro, na 35ª rodada. O julgamento será na quarta-feira, às 11h, e o Vasco pode ser declarado vencedor da partida, o que garantiria o acesso independente do resultado em Itu.
CRB x BAHIA
Enquanto o clube alagoano cumprirá tabela, os baianos buscam o retorno à elite após o descenso do ano passado. Após fracassar nas últimas duas rodadas jogando contra Vila Nova e Guarani diante do seu torcedor, a equipe comandada por Eduardo Barroca tenta evitar o vexame do fracasso de um não acesso. O Tricolor depende apenas de si: precisa vencer ou empatar com o CRB para conquistar o acesso. Apenas uma derrota acompanhada por vitórias dos rivais diretos tira a vaga do Bahia. Mesmo que perca, um tropeço do Sport diante do Vila Nova, garante também a equipe na Série A.
Um cenário de não acesso do Bahia, seria uma derrota para o CRB e uma vitória do Sport sobre o Vila Nova, de forma que os pernambucanos tirem sete gols de diferenças. Em outro cenário, um revés diante do CRB, combinado com uma vitória do Ituano sobre o Vasco de forma que o saldo de gols do Esquadrão seja igual ou inferior aos cariocas, que superariam, no terceiro critério de desempate, os gols marcados.
VILA NOVA x SPORT
A situação do Sport dos times que brigam pelo acesso pode ser considerada “milagre” se de fato acontecer. Isso porque, os pernambucanos precisam tirar uma diferença de sete gols de saldo para o Bahia. Um exemplo: vitória do Leão por 4 a 0 sobre o Vila Nova, casada com um revés dos baianos para o CRB por 3 a 0, ainda assim o quinto critério de desempate seria acionado, ou seja, o critério de menos cartões vermelhos.
Com os quatro primeiros critérios empatados, esse seria o desempate e o momento o Leão leva vantagem de 5 contra 8. A menos, é claro que goleie os goianos e tenha três jogadores expulsos. Qualquer outro resultado tira as chances da equipe de acesso, além é claro do resultado do julgamento de quarta-feira, que pode lhe fazer perder um ponto.
LUTA CONTRA A QUEDA
Na zona da degola, três times já tem seu destino traçado para 2023: Série C do Brasileirão. Náutico, Operário-PR e Brusque já estão matematicamente rebaixados. A última vaga está entre CSA e Novorizontino. Os alagoanos tem, 42 pontos contra 41 dos paulistas.
CRUZEIRO x CSA
No jogo da entrega do troféu de campeão ao Cruzeiro, o CSA quer jogar água no chopp dos mineiros em busca da manutenção na Série B. No entanto, a Raposa não deve facilitar, já que por trás deste confronto tem o próprio histórico negativo dos mineiros diante dos alagoanos, além da maldição dos áudios do então meio-campo Thiago Neves, em 2019, para Zezé Perrella, então gestor de futebol do Cruzeiro.
Para se garantir na Série B, o Azulão só precisa da vitória, sem depender do resultado do Novorizontino. Um empate, o CSA escapa do descenso se o Novorizontino empatar ou perder para o Operário-PR. Um revés, dependerá de outro revés dos paulistas diante dos paranaenses.
OPERÁRIO-PR x NOVORIZONTINO
Já rebaixado, o Operário-PR apenas cumpre tabela na Série B, enquanto o Novorizontino luta contra a degola. O jogo terá portões fechados em virtude da punição que o Operário recebeu pelas confusões na partida diante do Londrina.
A conta para os paulistas escapar é simples ou não tão simples assim: vitória diante do Operário e tropeço do CSA diante do Cruzeiro, garante a permanência pelo segundo ano consecutivo do Tigre. Um empate combinado com derrota dos alagoanos, garante também a permanência, já que superam os alagoanos no número de vitórias (10×9). Um empate, combinado com empate ou vitória do CSA, rebaixa os paulistas.