Grêmio e Internacional realizaram no fim de semana os primeiros jogos-treino da temporada, ambos contra adversários de Santa Catarina. Enquanto o Colorado ficou no 0x0 com o Barra, o Tricolor bateu o Concórdia por 2×1.
No CT Parque Gigante o Inter atuou em quatro tempos de 25 minutos, onde o técnico Mano Menezes testou variações de formação em esquema, que variou entre o 4-1-4-1 e o 4-2-3-1. Na primeira escalação, que atuou por 50 minutos, o comandante colorado escalou Emerson; Bustos, Igor Gomes, Vitão e Thauan Lara; Matheus Dias; Estêvão, Alan Patrick, De Pena e Wanderson; Alemão.
Após os primeiros 50 minutos o técnico mudou os 11 jogadores e colocou em campo Keiller; Mário Fernandes, Moledo, Felipe e Renê; Johnny, Lucas Ramos, Mauricio, Pedro Henrique e David; Lucca.
Apenas Gabriel Mercado, lesionado, não participou dos trabalhos.
Pelo lado gremista, no CT Luiz Carvalho, o técnico Renato Portaluppi comandou uma atividade sem a presença da imprensa. De acordo com as imagens divulgadas posteriormente, o Tricolor iniciou os trabalhos num 4-2-3-1, com a seguinte escalação: Brenno; Thaciano, Bruno Alves, Kannemann e Reinaldo; Villasanti, Pepê, Gustavinho, Campaz e Ferreira; Diego Souza.
Gabriel Grando, poupado, Thiago Santos, Fábio e Suárez, que ainda fazem trabalhos de pré-temporada ficaram fora, assim como Geromel, que passou por cirurgia no joelho.
Os gols gremistas foram marcados por Campaz, de pênalti, e Carballo.