Notícias

COTIDIANAS | Emergência, carros de som e IPTU

A EMERGÊNCIA
O estudo que deve culminar com o decreto de Situação de Emergência de Santiago devido à estiagem dos últimos meses deve chegar às mãos do prefeito Tiago nas próximas horas. Baseado em uma série de levantamentos, incluindo o da Emater que aponta prejuízo superior a R$ 160 milhões somente no setor primário, o material será analisado pelo chefe do Executivo para que em seguida ele assine o decreto.

Sem uma chuva de maior volume desde setembro de 2022, a situação de emergência é algo inevitável e tem forçado o município a abastecer dezenas de localidades do interior diariamente. O nível da barragem local também diminui dia após dia, ainda que a Corsan garanta o abastecimento até meados de abril (o nível crítico de 5 metros deve ser atingido na primeira quinzena de fevereiro).

O decreto de emergência permite que o município receba ajuda do Estado para promover as ações necessárias e tentar minimizar os prejuízos que ainda possam ocorrer.

IPTU ONLINE
O carnê do IPTU 2023 já pode ser acessado e impresso através do site da prefeitura de Santiago. Basta entrar no link IPTU 2ª Via/Consulta de débitos. Basta inserir o CPF, consultar os débitos e imprimir. O pagamento pode ser feito tanto em cota única, quanto na opção parcelada.

Quem preferir o método tradicional e buscar na prefeitura deve se dirigir ao Setor de Arrecadação.

Em 2023 o pagamento em cota única com desconto de 10% pode ser feito até o dia 12 de abril. Outros descontos também podem se somar. Considerando o de Bom Pagador, o IPTU Verde e o Santiago+Segura eles podem chegar a 15%. Quem optar pelo parcelamento pode fazê-lo em até oito vezes, também a partir do dia 12 de abril.

CARROS DE SOM COM NOVOS HORÁRIOS
Já está dando o que falar a lei aprovada recentemente pela Câmara de Vereadores para regular o funcionamento dos carros de som em Santiago. A partir desta aprovação os veículos só poderão rodar em horários determinados (segunda a sexta entre 9h e 12h e 14h e 19h e nos sábados das 10h às 12h e 15h e 19h.  Nos feriados e domingos a atividade fica proibida). Em casos excepcionais (como procissões), os proprietários terão que solicitar autorização prévias da Administração Municipal.

A nova lei também proíbe o uso dos carros de som na chamada zona de silêncio (faixas determinadas pelo raio de 100 metros de distância de hospitais, Centro Materno Infantil, asilos, casa de repouso, escolas, bibliotecas, quarteis, postos de saúde e similares). Quem descumprir as medidas receberá advertência. Em caso de reincidência haverá multa e em novos casos até a cassação do alvará de funcionamento.

Antes do projeto ser encaminhado à Câmara s novas regras foram debatidas entre representantes do setor e o prefeito Tiago Gorski Lacerda.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Eu aceito a Política de Privacidade