O Rio Open de tênis realiza a edição de 2023, a partir desta segunda até 26 de fevereiro, no Jockey Club Brasileiro, no Rio de Janeiro. Uma das atrações da competição será o espanhol Carlos Alcaraz que buscará o bicampeonato no evento. Alcaraz foi campeão aos 19 anos, o mais jovem a vencer um ATP 500 no Rio em 2022. Atualmente, ocupa a vice-liderança entre os melhores do mundo.
O Brasil terá quatro representantes na chave principal de simples: Thiago Monteiro, que estreia contra Thiem, e três convidados: o juvenil carioca João Fonseca, Mateus Alves e o veterano Thomaz Bellucci, que se despede da carreira neste torneio.
Haverá ainda representantes do Brasil nas duplas: Rafael Matos, que venceu recentemente o Australian Open nas duplas mistas com Luísa Stefani, jogando com o espanhol David Vega Hernandez, formando a dupla cabeça de chave 1.
Destaque também à participação do experiente Marcelo Melo que fará dupla com o colombiano Juan Sebastian Cabal, enquanto Marcelo Demoliner/Felipe Meligeni e Bellucci/Monteiro formaram duplas 100% brasileiras.