O prefeito Tiago Gorski Lacerda anunciou que Santiago em breve ganhará uma unidade do renomado projeto Fábrica de Gaiteiros. A confirmação veio após uma visita realizada nesta quarta-feira, 31 de maio, à Fábrica de Gaiteiros, localizada na cidade de Barra do Ribeiro e mantida pelo músico Renato Borghetti, idealizador do projeto. Durante a visita, jovens gaiteiros santiaguenses, acompanhados por pais, pela secretária de Educação Mara Rebelo, pelo coordenador de Cultura Juliano Finamor Lopes e pelos vereadores João Alberto e Dionathan Farias, foram levados ao local.
De acordo com o prefeito, o talento dos estudantes e o apoio oferecido pela Administração Municipal encantaram Renato Borghetti, que se entusiasmou com a ideia de expandir o projeto para Santiago. A unidade no município será estruturada junto à recém-reinaugurada Estação do Conhecimento.
O QUE É?
O projeto Fábrica de Gaiteiros, criado pelo músico Renato Borghetti, já está presente em diversos municípios, como Porto Alegre e São Gabriel, e envolve crianças e adolescentes entre sete e 15 anos. As gaitas são artesanalmente produzidas e são utilizadas para ministrar aulas semanais às crianças.
“A Administração reafirma seu compromisso com a valorização cultural e o desenvolvimento educacional, buscando constantemente promover a inclusão, a diversidade e o acesso às artes. Acreditamos que Fábrica de Gaiteiros em Santiago contribua para o crescimento e o reconhecimento dos jovens músicos, abrindo portas para um futuro brilhante no universo da música gaúcha”, ressaltou o prefeito.
Foto: Divulgação/Prefeitura de Santiago