Mais cedo compartilhei nas redes sociais que a AFA (Associação de Futsal Assisense) estuda a possibilidade de deixar a FGFS (Federação Gaúcha de Futsal), onde disputaria a Série Ouro, para se filiar à Liga Gaúcha. Nesse caso, o clube abriria mão de disputar a principal competição da federação – para a qual garantiu vaga como campeão da Série Prata – e disputaria a Liga C, uma espécie de Bronze da Liga.
Entre as vantagens dessa migração estão a visibilidade que tem o Gauchão e o nível de competitividade mais elevado, ainda que para alguns trocar a Ouro por uma “espécie de Bronze” fosse um retrocesso. Digo a vocês, NÃO É!
O nível de organização alcançado pela Liga (que tem na sua primeira divisão os principais clubes do estado) é fantástico, além do que em 2023 a federação terminou em baixa por tudo que ocorreu, inclusive um campeão levantando a taça sem a disputa dos jogos finais. E é exatamente esse ponto que tem pesado na hora dos clubes decidirem, aparentemente em peso, migrarem. A confirmar o que se ouve nos bastidores, mais de uma dezena de clubes deve seguir esse movimento nos próximos dias.
Cá entre nós, os próximos dias prometem ser agitados no futsal gaúcho.