A Federação Gaúcha de Futsal (FGFS) publicou na última terça-feira (9) uma resolução que permite o retorno de equipes às Séries Ouro e Prata, duas das principais competições promovidas pela entidade. O objetivo, de acordo com o presidente Ivan dos Santos, é dar aos clubes que almejam disputar competições nacionais tenham a oportunidade, já que as vagas são restritas a equipes que eventos promovidos pela FGFS.
“De 10 de janeiro a 5 de fevereiro os clubes que saíram da federação poderão retornar nas suas categorias”, explicou o presidente.
A “janela convite”, de acordo com a própria resolução, também objetiva o fortalecimento do futsal gaúcho, tido como grande potência nacional em outros tempos e que voltou ao topo na temporada 2023, quando o Atlântico conquistou o inédito título da Liga Nacional.
Os principais clubes do estado (ACBF, Assoeva e Atlântico) retornaram recentemente aos quadros da FGFS para a disputa da Copa RS, que deu ao campeão Atlântico o direito de disputar a Copa do Brasil como representante estadual. Apesar disso, os três seguem disputando o Gauchão promovido pela Liga Gaúcha de Futsal.