Pouco mais de uma semana depois da saída de Éldrio Machado, que pediu exoneração, o prefeito Tiago Gorski Lacerda confirmou o nome da substituta: Silvana de Oliveira Silva. Ela comandará a secretaria de Saúde até 31 de dezembro, quando encerra o mandato do atual prefeito.
Uma publicação do site oficial da prefeitura de Santiago no domingo confirma a informação e compartilha também o currículo da nova secretária, ressaltando que ela possui amplo conhecimento de como é funcionamento da rede de saúde municipal.
O perfil da nova secretária de Saúde:
Silvana de Oliveira Silva é graduada em Enfermagem pela FACEM (1995). Especialista em Saúde Coletiva pelo Centro Universitário Franciscano (2003). Mestre em enfermagem (UFSM-2010). Doutora em enfermagem (UFSM-2023). Integra o Grupo de Pesquisa Cuidado, Saúde e Enfermagem da UFSM. Atua na área de gestão dos serviços de saúde e no cuidado às pessoas com condições crônicas de saúde. Pesquisadora dos seguintes temas: Atenção Primária à Saúde e Condições Crônicas de Saúde.
Atuou como enfermeira assistencial no serviço de atenção básica em Jaguari e Santiago; Clínica de Doenças Renais de Santiago e no Hospital de Caridade de Santiago. Também atuou como professora da URI Campus durante 23 anos, onde desempenhou também as funções de Coordenadora da área de Conhecimento da Saúde e dos cursos técnico e de graduação em Enfermagem.
Nova secretária ao lado do prefeito Tiago. Foto: Prefeitura de Santiago/Divulgação