A Corsan está investindo R$ 4 milhões em um novo poço artesiano, em Santiago, que vai reforçar a distribuição de água para aproximadamente 25 mil pessoas e dar mais segurança de abastecimento em períodos de estiagem. A obra terá dez etapas e deverá ser concluída em março.
A perfuração do novo poço, que terá mais de 600 metros de profundidade e capacidade de produzir 250 mil litros de água por hora, vem sendo feita desde a última quinta-feira, 12, junto à estação de tratamento da Corsan na cidade. Nas próximas fases, serão executados o revestimento, colocação de filtros e tubulação, concretagem e aplicação de fluidos. Por último, será implantado o equipamento de pré-filtragem e feita a lavagem interna do equipamento, para conclusão da montagem hidráulica e elétrica e início dos testes de vazão de água.
O investimento faz parte do plano de melhorias e expansão do abastecimento na Fronteira, que contempla os 23 municípios da região. Todos os projetos da Corsan – tanto para abastecimento de água como para coleta e tratamento de esgoto – estão direcionados à universalização do saneamento básico previsto pelo Marco Legal do Saneamento, estabelecido por lei federal.
Até 2033, 99% da população deverá ter acesso à água potável e 90%, à coleta e ao tratamento de esgoto. Para alcançar esta meta nos 317 municípios que atende no Rio Grande do Sul, a Corsan planeja investir R$ 1,5 bilhão por ano até lá.