Aos poucos, o calor escaldante dos últimos dias vai ficando para trás. Depois de ultrapassar os 30 graus desde os primeiros dias do ano, na quinta-feira Santiago deve registrar pela primeira vez uma máxima abaixo. O motivo principal é a chuva, que chega através de pancadas a partir de hoje e se intensifica na quarta. Antes disso, porém, as máximas ainda passarão dos 35ºC, fechando uma nova onda de calor.
De acordo com o estudioso do tempo, Cassal Machado Brum, essa será quinta onda de calor registrada por aqui. É considerado onda o período de cinco dias consecutivos com temperatura acima dos 35ºC, algo registrado na última semana de dezembro e nas primeiras semanas de janeiro.
O mês de janeiro registrou três temperaturas recordes em Santiago: 39ºC, 39,9ºC e por último, no dia 20, a máxima de 40,9 graus, algo jamais registrado pela estação do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).
Após a chuva, que deve ultrapassar os 40mm nos próximos quatro dias, a temperatura permanece abaixo dos 30ºC até o fim de semana. No domingo o calor retorna, mas muito longe da intensidade desse período que ficará marcado na história dos santiaguenses.