A temporada do Grêmio em 2023 começa oficialmente na próxima quinta-feira (8), quando o grupo se apresenta para iniciar os trabalhos visando as competições do ano que marca o retorno Tricolor à Série A. Além do técnico Renato Portaluppi e dos novos dirigentes eleitos e empossados em novembro, alguns novos nomes já são dados como certo.
O lateral-esquerdo Reinaldo e o meia argentino Cristaldo já estariam fechados com o clube, aguardando apenas detalhes para serem apresentados. Como a intenção da direção é ampliar essa lista, pode ser que de uma vez só sejam anunciados também nomes como o do meia uruguaio Carballo e o volante Pepê, ex-Flamengo e Cuiabá. Os dirigentes também finalizam as negociações para renovar com o zagueiro Kannemann.
Outro nome cotado para reforçar o Tricolor em 2023 ficou mais distante. Trata-se do atacante paraguaio Isidro Pitta, que defendeu Juventude na temporada passada. Grêmio e Huesca, clube detentor dos direitos do atleta, não chegaram a um acordo financeiro por um possível empréstimo de um ano.
As principais carências no momento seriam a lateral-direita, já que os três jogadores que ocuparam a posição na última temporada estão de saída, e no ataque, onde um extrema e um centroavante são procurados.