Notícias

COPA DO MUNDO | Jogos das quartas de final

Por Fabrício Quadros

A medida que vai se afunilando a disputa pela taça mais cobiçada do mundo, grandes seleções vão mantendo o sonho da conquista que marcará até a eternidade. Restam apenas oito, mas apenas quatro já foram campeãs mundiais, enquanto Croácia, Holanda, Marrocos e Portugal buscam a 1ª conquista da Copa do Mundo. Abaixo os prognósticos dos jogos das quartas de final:

BRASIL x CROÁCIA
Estádio Cidade da Educação – sexta-feira, 9 de dezembro, às 12h.

Pentacampeão do mundo, a canarinho busca em mais uma edição a sexta conquista e também superar o fantasma das quartas de finais. Desde 2002, a única vez em que superou essa fase foi em 2014, quando derrotou a Colômbia por 2 a 1, em Fortaleza. França, Holanda e Bélgica eliminaram a seleção nesta fase nas edições subsequentes. Capitaneado por Thiago Silva e contando com os talentos individuais de Neymar e Vini Jr. e mais outros talentos, o Brasil tem nesse confronto a chance de manter a escrita positiva diante da Croácia. Do lado croata, liderados por Luka Modrid, Mateo Kovacic e Brozovic, a equipe buscará mais um feito para a seleção do seu país. Na Rússia, em 2018, a Croácia foi vice-campeã mundial para a França, assim como em 1998, que parou na própria seleção francesa.

FAVORITA e %: Brasil. 60% x 40%

HOLANDA x ARGENTINA
Estádio Lusail – sexta-feira, 9 de dezembro, às 16h.

Em duelo equilibrado, a Holanda mais uma vez tentará chegar mais longe e buscar a estrela que falta na sua camisa. Sempre na condição de favorita, os holandeses nunca conseguem engrenar e quando conseguem acabam falhando nos momentos cruciais. Foi assim em 1974, 1978 e 2010, quando foi vice-campeã do mundo para Alemanha, Argentina e Espanha. Contando com vários talentos como Cody Gakpo, Memphis Depay e com um dos melhores zagueiros da atualidade (Van Dijk), a laranja mecânica demonstrou certa instabilidade no Mundial, apesar da boa campanha. Na Argentina, o diferencial tem sido Lionel Messi, como de costume, o camisa 10 chama a responsabilidade e levado a albiceleste a voos mais altos. Bicampeã do mundo, os argentinos contam ainda com outros talentos como Julian Álvarez, Enzo Fernández e peças importantes como Dí Maria.

FAVORITA e %: Equilibrado. 50% x 50%

MARROCOS x PORTUGAL
Estádio Al Thumama – sábado, 10 de dezembro, às 12h.

A surpreendente Marrocos chega pela 1ª vez às quartas de finais e tentará outro feito para o continente africano. Se passar às semifinais, será a primeira seleção a atingir essa fase na história da Copa do Mundo. Líder do grupo que tinha Bélgica e Croácia como favoritas, os marroquinos eliminaram a outra favorita ao título, Espanha, na disputa das penalidades máximas, contando com a qualidade de Zyech, Hakimi e do goleiro Bono. Portugal, de forma avassaladora, goleou a Suíça por 6 a 1, com o craque do time, Cristiano Ronaldo, no banco de reservas. Coube ao jovem Gonçalo Ramos, do Benfica, guardar um hat-trick e qualificar os lusitanos. Na melhor campanha portuguesa, na então 1ª Copa do Mundo de Cristiano, Portugal chegou às semifinais sendo eliminada pela França, em 2006.

FAVORITA e %: Portugal. 58% x 42%

INGLATERRA x FRANÇA
Estádio Al Bayt – sábado, 10 de dezembro, às 16h.

Confronto mais aguardado da fase, ingleses e franceses realizarão o clássico europeu no gramado do belíssimo Estádio Al Bayt, em Al Khor. A torcida inglesa canta o hit “o futebol está voltando para casa” com alusão a eles se intitularem os inventores do esporte. Porém, nos últimos tempos a frustração tem sido constante, já que em 2018, na Rússia, a Inglaterra parou nas semifinais diante da Croácia. Em 2020, na Eurocopa, a Inglaterra foi novamente derrotada, só que dessa vez para a Itália na grande decisão e por ironia do destino Estádio Wembley, em Londres. Neste ano, a geração de Harry Kane, Saka, Foden e companhia tentam colocar a segunda estrela na camisa inglesa, a única até agora foi a de 1966. A França chega como atual campeã e com a missão de defender o título. Tricampeã, os franceses querem repetir o último final feliz. Contando com o talento de Kylian Mbappé e a artilharia pesada de Giroud, que correspondeu bem a ausência de Benzema, a França quer o Tetracampeonato Mundial.

FAVORITA e %: Equilibrado 50% x 50%

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Eu aceito a Política de Privacidade