Esportes

CASAMATA | Quem são os técnicos do Gauchão 2023?

O Gauchão 2023 inicia no próximo sábado (21), seguindo a mesma fórmula dos últimos anos, com 12 clubes, dos quais os dois últimos serão rebaixados. Mas quem serão os comandantes destas equipes?

Entre técnicos mais e menos experientes, estão alguns bastante conhecidos do torcedor gaúcho e outros praticamente desconhecidos. Tem até técnico estreante. E por que é importante ficar de olho na casamata? Por que desde 2006, todos os técnicos da seleção brasileira nasceram no Rio Grande do Sul e atuaram no Estadual.

AIMORÉ – EDINHO ROSA, 42 ANOS
Um dos quatro estreantes, começou nas categorias de base do Índio Capilé. Passou também por Cerâmica/RS, Rondonópolis/MT e Guariba/SP. Foi técnico do Sub-20 do Novo Hamburgo.

AVENIDA – MÁRCIO NUNES, 42 ANOS
Será seu quarto Gauchão. Começou a carreira em 2017, quando se aposentou da carreira de zagueiro para assumir como auxiliar técnico. Na mesma temporada foi efetivado como técnico do São Paulo de Rio Grande. Já treinou o Novo Hamburgo e assume o Avenida no retorno à Série A.

BRASIL DE PELOTAS – ROGÉRIO ZIMMERMANN, 57 ANOS
Sua trajetória no Xavante se confunde com a história do clube. Em sua quinta passagem pelo comando do Brasil vai encarar seu 12º Gauchão. Ele também esteve a frente de Ulbra, Santa Cruz, Canoas, Esportivo e Caxias na disputa do Estadual.

CAXIAS – THIAGO CARVALHO, 34 ANOS
Também estreante, chegou à equipe da Serra Gaúcha durante a disputa da Série D do Brasileirão de 2022. Eliminado na última fase eliminatória, foi mantido para 2023. Antes de desembarcar no Rio Grande do Sul, Thiago foi campeão da Série D nacional com Aparecidense, de Goiás, em 2021.

ESPORTIVO – CARLOS MORAES, 47 ANOS
Formado na base do Internacional, Carlos Moraes estreou no Gauchão em 2013, no comando do Pelotas. Com passagens pelo Ypiranga, Esportivo e São José, retorna com o Esportivo após seu segundo acesso com o clube de Bento Gonçalves.

GRÊMIO – RENATO PORTALUPPI, 60 ANOS
Tricampeão gaúcho com o Tricolor entre 2018 e 2020, Renato está de volta depois de dois anos de ausência, já que foi demitido antes do término da competição em 2021. Como técnico irá para seu sétimo Estadual.

INTER – MANO MENEZES, 60 ANOS
Longe do Gauchão desde 2007, quando comandou o Grêmio e conquistou seu segundo título com o Tricolor, Mano tem passagens por Guarani de Venâncio, 15 de Campo Bom e Caxias. Chegou ao Inter em meio a temporada passada e tem sua manutenção no cargo como uma arma colorada na disputa.

JUVENTUDE – CELSO ROTH, 65 ANOS
Mais velho entre os técnicos, Roth retorna ao Gauchão depois de 12 anos. Em seu currículo constam dois títulos estaduais, um com o Inter (1997), outro com o Grêmio (1999). Vai para seu oitavo Estadual, no qual estreou em 1995, comandando o Brasil de Pelotas.

NOVO HAMBURGO – GABARDO JR, 40 ANOS
Estreante no Estadual, Gabardo iniciou a carreira aos 21 anos. Por 14 temporadas trabalhou na base do Grêmio, de onde saiu para atuar no São Caetano. Também passou pelo futebol do Mato Grosso, Bahia e Minas Gerais até chegar ao Nóia.

SÃO JOSÉ – THIAGO GOMES, 38 ANOS
Como técnico efetivo fará sua estreia, mas traz na bagagem passagens como técnico interino do Grêmio entre a saída de Renato Portaluppi e a chegada de Tiago Nunes, em 2021. No ano passado comandou o Brasil de Pelotas na Série C do Brasileirão.

SÃO LUIZ – WILLIAM CAMPOS, 34 ANOS
Estreante em Gauchões, o técnico do São Luiz tem passagens por diversos clubes do interior desde 2019. Filho de Beto Campos, campeão gaúcho com o Novo Hamburgo em 2017, que morreu em 2018, vítima de infarto, levou o clube de Ijuí ao título da Copa Tarciso Flecha Negra em 2022., título que colocou o clube na decisão da Recopa Gaúcha contra o Grêmio, atual campeão estadual.

YPIRANGA – LUIZINHO VIEIRA, 50 ANOS
Luizinho estreou na competição em 2022 e logo de cara chegou ao vice-campeonato com o clube de Erechim. Acostumado com a competição, vestiu a camisa de clubes tradicionais como o Brasil de Pelotas e o 15 de Campo Bom. É o único entre os 12 técnicos que permaneceu entre um Gauchão e outro.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Eu aceito a Política de Privacidade