Prometidas para 2022, as aguardadas mudanças no trânsito das Sete de Setembro, Júlio de Castilhos e Osvaldo Aranha, foram colocadas em prática na manhã desta terça-feira, feriado de Carnaval.
A principal novidade é a tão pedida implantação de uma sinaleira no cruzamento da Sete com a Silveira Martins (esquina do Sicredi e próximo ao GHS), considerado um dos pontos de maior movimento do trânsito local.
Aproveitando a implantação dos novos equipamentos, a secretaria de Obras e Viação promoveu também a troca daquele que fica na esquina da Pinheiro Machado, bastante defasado e que vinha apresentando problemas com frequência. A poucos metros dali foi instalada uma sinaleira para controlar o fluxo de veículos que tomavam o sentido bairro-centro. A partir de agora não será mais permitida a conversão à Osvaldo Aranha. Motoristas que trafegam pelo Pinheiro Machado e pretendem acessar bairros como João Evangelista e Belizário ou até o campus da URI devem seguir em frente, passando pela frente da antiga Tritícola. Os motoristas que trafegarem pela Sete de Setembro no sentido GHS-Centro terão que fazer o chamado “laço de quadra”, descendo pela Bento Gonçalves e acessando a Pinheiro Machado pela João Escobar Carpes (Padaria Fronteira e Verdes Pampas).
Os primeiros dias de funcionamento servirão para monitoramento e análise, mas, de acordo com o secretário Matheus Neis, titular da pasta de Obras e Viação, a opção pelas mudanças é resultado de um estudo de alguns anos.