De virada, o Ypiranga bateu o Grêmio e conquistou a vantagem para o jogo de volta das semifinais do Gauchão 2023. Na tarde deste domingo, no Colosso da Lagoa, o Canarinho saiu atrás no marcador, mas com dois gols de Erik, virou e agora joga por um empate no confronto de volta, sábado (25), na Arena.
Sem Cristaldo, vetado pelo departamento médico por um desconforto muscular, o Grêmio teve mais uma vez no meio-campo seu ponto forte. Marcado a saída de bola do adversário, o time de Renato Portaluppi usou bem os contra-ataques e a troca rápida de passes para criar situações. Na primeira mais clara, Suárez parou no goleiro Caíque. No lance seguinte, Pepê lançou e o uruguaio tocou de trivela para abrir o marcador. Ainda na primeira etapa o Tricolor poderia ter ampliado. Suárez desperdiçou pênalti e Vina perdeu sem goleiro. O Ypiranga só chegou uma vez, mas MV chutou à esquerda do gol gremista.
Na etapa final o jogo se arrastou. O Grêmio voltou sem o mesmo ritmo após as saídas de Pepê e Fábio e os donos da casa não encaixavam o jogo de velocidade até que Kannemann chegou atrasado na bola e cometeu pênalti em Matheuzinho. Erick cobrou forte, no alto, e deixou tudo igual. Nos minutos finais o time de Luizinho Vieira teve chance de virar em dois lances seguidos, mas o goleiro Adriel evitou.
Naquele que seria o último lance da partida, Kannemann dividiu na área gremista e a bola tocou no braço do capitão. Pênalti marcado para o Ypiranga e expulsão do zagueiro. Na cobrança, novamente Erick, colocou na rede e decretou a virada.
Com o resultado o Ypiranga vai a Porto Alegre por dois resultados: empate ou vitória. O Grêmio precisa vencer por dois gols para avançar à final. Se vencer por um gol de diferença a decisão vai para os pênaltis. Se vencer por dois gols na Arena o Tricolor é quem avança. O confronto decisivo está marcado para às 16h30 de sábado.
Foto: Lucas Uebel/Grêmio